quinta-feira, 28 de maio de 2015

Por que?

Eclesiastes 8:6-17
            “Porquanto há uma hora certa e também uma maneira certa de agir para cada situação. O sofrimento de um homem, no entanto, pesa muito sobre ele,  visto que ninguém conhece o futuro. Quem lhe poderá dizer o que vai acontecer? 
            Ninguém tem o poder de dominar o próprio espírito; tampouco tem poder sobre o dia da sua morte de escapar dos efeitos da guerra; nem mesmo a maldade livra aqueles que a praticam.  Tudo isso vi quando me pus a refletir em tudo o que se faz debaixo do sol. Há ocasiões em que um homem domina sobre outros para a sua própria infelicidade. 
Nessas ocasiões, vi ímpios serem sepultados e gente indo e vindo do lugar onde eles foram enterrados. Todavia, os que haviam praticado o bem foram esquecidos na cidade. Isso também não faz sentido.
Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal. 
            O ímpio pode cometer uma centena de crimes e apesar disso, ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.  Para os ímpios, no entanto, nada irá bem, porque não temem a Deus, e os seus dias, como sombras, serão poucos. 
            Há mais uma coisa sem sentido na terra: justos que recebem o que os ímpios merecem, e ímpios que recebem o que os justos merecem. Isto também, penso eu, não faz sentido. 


            Por isso recomendo que se desfrute a vida, porque debaixo do sol não há nada melhor para o homem do que comer, beber e alegrar-se. Sejam esses os seus companheiros no seu duro trabalho durante todos os dias da vida que Deus lhe der debaixo do sol! 
            Quando voltei a mente para conhecer a sabedoria e observar as atividades do homem sobre a terra, daquele cujos olhos não vêem sono nem de dia nem de noite, percebi tudo o que Deus tem feito. Ninguém é capaz de entender o que se faz debaixo do sol. Por mais que se esforce para descobrir o sentido das coisas, o homem não o encontrará. O sábio pode até afirmar que entende, mas, na realidade, não o consegue encontrar.”


Medite profundamente nas linhas acima do sábio Salomão. Essa foi a sabedoria que o SENHOR lhe concedeu por pedido. Elas falarão e responderão aos teus anseios.
Confesso que ao conhecer a palavra de Deus, o livro que mais me causava tristeza era o de Eclesiastes. 
Mas ao estudar e refletir percebi o quanto é simples e direto. Atinge a nossa alma de uma maneira tremenda.

Que vivamos a vida que o Pai nos concedeu. Sendo bênção e abençoando a todos.

No amor do Senhor,

Pr. José Otávio Kanay

Nenhum comentário:

Postar um comentário